sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

#3 COMO APRENDER INGLÊS: USANDO A TECNOLOGIA A FAVOR DO APRENDIZADO

Hi there,


Preparados para mais um tópico super especial sobre "Como aprender inglês" ? Então aqui vamos nós! No último post falamos sobre você que decidiu estudar inglês sozinho. Se não acompanhou esta discussão, utilize este link "#2 Como aprender inglês: É possível aprender sozinho?" e boa leitura. Mas para você que já esta atualizado, seguiremos em frente.

Neste texto iremos falar sobre como utilizar os recursos tecnológicos para aprender inglês. Isto parece ser coisa boa, não é? E já te adianto que é muito divertido inserir em nossos estudos os mais variados recursos didáticos que temos por aí. Os que citei no texto anterior são: Tv, caixa de som, microfone, fone, dvd, celular, tablet, computador, notebook... Estamos sempre rodeados por eles e algumas vezes não sabemos utilizá-los de forma didática. Eu por exemplo já ouvi alunos dizerem que aprenderam um monte de palavras e frases enquanto estavam no video game ou enquanto estavam assistindo desenho animado na TV. E eu não posso descordar deles! Porém, é necessário ter um planejamento, seguir um roteiro, uma ordem e por aí vai. Como já disse no texto anterior, que não adianta sairmos em todo lugar anotando todas as frases aleatoriamente. Precisamos nos organizar. Enfim, peço que retorne ao texto anterior se ainda não fico claro para você, ok.

Mesmo que você estude em uma escola de idiomas ou escolheu aprender sozinho as dicas que relatarei aqui ajudará e muito a interagir com a língua com mais frequência e clareza. Pois, a ideia de utilizar esses recursos é exatamente essa. Através de músicas, filmes, sala de bate papo em inglês e dentre outros, fazem com que o seu contato seja mais próximo e imediato com o inglês e assim você passará a utilizar o inglês com mais frequência. E você só tem a ganhar com tudo isso. É necessário se expor na pratica da língua alvo, para que você não se torne uma caixinha que só armazena informações mas, é capaz de absorver, refletir e produzir. Você já deve ter visto aquela pessoa que sabe muito de gramática, regras e etc. Contudo, não conseguem nem produzir de forma coerente uma conversação. Existem pessoas que possuem muita teoria e pouca prática, com certeza já ouviu isso também. Então pratique, pratique, pratique. Seja no celular, facebook, ouvindo música, assistindo filme... A ideia é imergir neste ambiente fabuloso da Língua Inglesa o máximo possível.

Selecionei algumas dicas para te ajudar a colocar o inglês em prática e se divertindo ao mesmo tempo.


NO CELULAR/ TABLET

Existem vários aplicativos disponíveis atualmente para nos ajudar a praticar inglês. E através do celular ou tablet você poderá utilizá-los onde você estiver. Esta é a grande praticidade. Você pode baixá-los diretamente do seu celular no "App Store", "Google Play"ou "Play Store" dependendo do seu sistema.  Veja alguns exemplos:

DUOLINGO

Já falamos sobre este programinha bacana para aprender inglês aqui no blog. Confere aí!



GOOGLE TRANSLATE

Com certeza você conhece a fama do Google Tradutor, certo? Então, agora você pode tê-lo no seu celular. Além de poder traduzir palavras e frases, você também poderá conferir a pronúncia correta. Será preciso ter um acesso a internet.


SPEAK & TRANSLATE

Tradutor de Voz e Texto em vários idiomas. Ótimo para ajudar você a pronunciar frases e palavras. Você pode também controlar a velocidade da fala.


SOUNDHOUND

Para os amantes de música! Este aplicativo é show de bola. Com Ele você poderá identificar o nome e o artista da música que você estiver escutando. E mais ele traz a letra das canções para você acompanhar junto. 


PODCASTS

Ele está disponível para o App Store. Mas se você possui um aparelho com Android basta baixar o " DoublePod". Os Podcasts como bem já disse em outro momento são arquivos em MP3 que também podem ser em vídeos. O conteúdo deles é relacionado a noticiário, dicas de inglês, tempo e dentre outros assuntos. Basta escrever "Inglês" na ferramenta de busca que você verá uma quantidade enorme de Podcasts para quem esta aprendendo inglês, ok.


PRODICT OFFLINE DICTIONARY

Se você não tem acesso a internet então, aqui esta um dicionário ótimo para você. Ele está disponível no App Store ( Aparelhos da Apple) e no Google Play( Sistema Android) a versão dele é paga. Então para os usuários do Android, tem um dicionário muito bom chamado " Dicionário Inglês-Português" que também é offline. So lembrando que no Prodict Offline Dictionary podemos escutar a pronúncia das palavras em inglês.



NO COMPUTADOR/ NOTEBOOK


Esses são alguns aplicativos que podem ser instalados no seu computador ou notebook para aprender inglês. Lembrando que alguns exemplos abaixo não são considerados programas. São websites com uma plataforma de cursos online e com serviços gratuitos. Você poderá baixar os programas no site www.baixaki.com.br, que para mim um dos melhores websites para fazer download.



FASTDICTIONARY  2007



Este é um dicionário bem interessante por que permite que o usuário consultar as palavras sem necessidade de fechar os programas que esteja utilizando. Isto faz com que ele seja muito pratico no momento em que você está lendo seus textos em inglês.


Para mais informações acesse: Download FastDictionary 2007 

LINGOES



Dicionário e tradutor de palavras suportando um número variado de idiomas. Além de palavras você pode também traduzir trechos de textos e conferir a pronúncia correta dos vocábulos. 


Para mais informações acesse: Download Lingoes 
 

LIVEMOCHA


Este não é um programa pra você baixar no computador. Porém você poderá acessá-lo pela internet no link abaixo. Este foi uma das ferramentas que mais utilizei para aprender inglês e por isso recomendo com certeza a utilização desta plataforma excelente de ensino de idiomas. Com o Livemocha você pode aprender vários idiomas e ainda poderá ter um contato com professores online para ajudar em suas atividades. Possui alguns serviços pagos.


Para mais informações acesse: Acesso Livemocha 


MANGO



Ele é parecido com o Livemocha. Também uma plataforma online de ensino de idiomas. Não é um programa para instalar no computador. É gratuito e você mesmo poderá fazer seu tempo para estudar.

Para mais informações acesse: Acesso Mango


ABA ENGLISH



Outra plataforma de curso e esta é oferecida pela Academia Britânica e Americana ( American & British Academy). Se trata de um curso de inglês que vai do básico até os níveis mais avançados. A metodologia gira em torno de ouvir, compreender, ler, falar e escrever. Existe um acompanhamento com professores também.


Para mais informações acesse: Acesso ABA English 


ODDCAST TTS



Para treinar o " listening", pronúncia e leitura de frases. Ele está disponível online para você que almeja melhorar esses pontos citados anteriormente. Através de avatares com sotaques diferentes é possível você escuta leitura de palavras ou textos de até 150 caracteres.

Para mais informações acesse: Acesso OddCast TTS

 


NA TV


Na televisão existe muito entretenimento através dos programas, filmes, Tv shows e etc. Logo abaixo, alguns filmes, canais e Séries que podem te ajudar no aprendizado do inglês. Principalmente as Séries que são muito utilizadas hoje para este fim e trazem temas variados que agradam a todos os gostos.


FILMES
Tente anotar as frases que você escuta nos filmes. Aquelas que mais lhe chamaram a atenção. Para isso é legal colocar a legenda em inglês e o áudio em português. Depois troque e acompanhe a pronúncia. E para você que já tem um certo nível de inglês. Não se esforce em tentar entender a frase palavra por palavra. Observe os gestos, o ambiente, o contexto, a entonação da frase e geralmente tem aquela palavra(s) que já dizem tudo o que a pessoa está falando. Em inglês a entonação é mais forte sobre essas palavras. Veja algumas indicações:


  1. O Gato de Botas
  2. Hobbit
  3. X-men
  4. Shrek
  5. A Era do Gelo
  6. A Bela e a Fera
  7. Hércules
  8. Transformers
  9. Malévola
  10. Homen Aranha
 
CANAIS
São ótimos para se manter informado e ao mesmo tempo treinar o inglês. Segue alguns exemplos de canais internacionais que em sua grande maioria podem ser acessados pela internet.

  1. CNN
  2. Fox News
  3. Discovery Channel
  4. Cartoon Network
  5. National Geographic
  6. ESPN
  7. Warner Brothers
  8. HBO

SÉRIES
O interessante é que você precisa encontrar aquelas Séries que tem haver com seu estilo. E você poderá acessá-las também pela internet. Observe os sotaques, anote as frases,  pronuncie comparando com a forma que você ouviu os personagens falando e se tiver dúvidas procure em algum dicionário a pronúncia correta. Já te falei aqu alguns exemplos desses dicionários que podem te ajuda ok. E siga com outras orientações que foram dadas no tópico para filmes acima.
  1. Friends
  2. The Big Bang Theory
  3. Once Upon a Time
  4. Simpsons
  5. Supernatural
  6. The Vampire Diaries
  7. Prision Break
  8. Two and a half men
  9. Arrow
  10. Pretty Little Liars
                                            
                                           NO MP3 PLAYER/ MP4 PLAYER/ CD PLAYER

Nos aparelhos de MP3 e MP4 além de músicas internacionais, você também pode utilizar uma grande ferramenta que poderá ser baixada pela internet. Os "Podcasts" são arquivos em MP3 e também existem alguns criados em vídeo. Este recurso pode ser utilizado em aparelhos celulares. Veja em um dos tópicos acima sobre Celular/Tablet as dicas que anotei sobre podcast. Faça o download deles e instale em seus MP3 ou MP4. Outra coisa bacana que você pode fazer é gravar seu próprio áudio em inglês e comparar com áudios originais ouvindo através de seu aparelho. Ajuda a percebe como esta indo seu progresso.
Mas, falando sobre música, aqui vai alguns cantores(as) e bandas que recomendo:


1. Nickelbak
2. Celine Dion
3. Bon Jovi
4. Bruno Mars
5. Whitney Houston
6. Foo Fighters
7. Madonna
8. Beyoncé
9. Roxette
10. Taylor Swift
11. Ed Sheeran
12. Maroon 5
13. Adele
14. The Beatles
15. Katy Perry
16. Rihanna
17. U2
18. One Republic
19. Michael Jackson
20. Mariah Carey
21. Pink

( Acompanhe o English with Music aqui no blog.)

Ufa, quanta coisa boa não é! Então espero que seja útil para você. Em nosso próximo encontro falarei sobre grupos no facebook e no whatsapp para treinar inglês.

Dúvidas? Escreva na caixa de comentários abaixo. 

See you next time, guys!

By Teacher Rony Gleison 




 

2 comentários:

  1. Ótimo texto, teacher Rony. É incrível a infinidade de recursos que temos a nossa disposição para aprender um idioma estrangeiro, em especial o inglês que é o mais falado no mundo. Gostaria de compartilhar aqui no blog alguns podcasts que acompanho e recomendo a todos que desejam melhorar o listening. Vou focar apenas nessa habilidade porque a considero muito importante, vejo que muitas pessoas não dão muita bola e também porque se fosse descrever as outras o comentário ficaria muito enorme, hehe.

    A vantagem dos podcasts é que você consegue adquirir conhecimento enquanto realiza outras tarefas, sempre que possível estou com fone de ouvido. Por que não escutar enquanto faz uma atividade física? Quando fica em casa de bobeira? No caminho para o trabalho/escola? Até mesmo antes de dormir escuto um pouco porque demoro a pegar no sono e acho um tédio não fazer nada, até me ajuda a dormir pra falar a verdade, kkk.

    Então chega de enrolação e vamos ao que interessa. Sugiro que baixem o aplicativo Player FM, está em constante desenvolvimento, mas no meu celular funciona perfeitamente e considero o melhor após testar os concorrentes. É totalmente em inglês, mas é tranquilo de mexer. A função que utilizo para fazer os downloads dos podcasts é a Play Later, só ajustar nas configurações para armazenar pelo menos uns 50 no celular, aí você poderá ouvir no modo offline.

    Segue a lista com alguns dos podcasts que escuto:

    Foco no aprendizado da língua, com novas expressões e frases: Real Life English, Culips ESL, Daily Easy English, Real Deal English, All Ears English, Go Natural English, Inglês Online, English Fluency Now, Let's Master English.

    Programas de rádio, caso queira diversificar o conteúdo e já tenha um bom nível: 103.5 KISS FM, The Morning Rush, The Kane Show, The Best of Matty, Johnjay and Rich, Frankie and Geena.

    Outros: Pop Shop Podcast, Psychobabble, Criminal, Laugh Out Loud, The Daily Boost.

    Não assisto filmes, então vou falar um pouco sobre as séries. Gosto de Hawaii Five-0, Criminal Minds, Arrow e The Middle. Uma que já acabou mas curti muito foi The Killing. Sempre com áudio em inglês obviamente e legenda também. Quando não tinha muita prática utilizava a legenda em português para entender a história, mas se quiser arriscar, sugiro a legenda inglês, até para observar como se pronuncia as palavras, ótimo para testar o ouvido. Às vezes vejo alguns episódios sem legenda, mas como o som nem sempre é claro, complica um pouco.

    É isso, se alguém quiser me adicionar no whatsapp para tirar dúvidas fique à vontade, meu número é 4899852524. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Guilherme,
    Muitíssimo obrigado pela sua contribuição. Esta nobre atitude só nos ajuda a enriquecer nossos conhecimentos! Espero revê-lo mais vezes aqui! Grande abraço e parabéns pela dica!

    ResponderExcluir

Deixe seus elogios, dúvidas ou sugestões aqui via comentário. Sua participação é fundamental para o desenvolvimento do blog e do aprendizado de outros leitores. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...