quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

#2 COMO APRENDER INGLÊS: É POSSÍVEL APRENDER SOZINHO?

How are you doing, everybody? 

Espero que esteja tudo bem contigo, por aí! Vamos continuar com nossos estudos sobre "Como aprender inglês?". Em nosso primeiro post "#1 Como aprender Inglês: O que devo fazer primeiro?" discutimos sobre os primeiros passos para quem pretender aprender um idioma. Algumas pessoas decidem se matricular em uma escola de idiomas ou estudar em casa sozinho, em grupo... Entretanto, existe uma certa parcela de estudantes que se matriculam em um curso de inglês particular e seguem as mesmas exigências fora da sala de aula, como um estudante de idiomas que decidiu estudar por conta própria.  Sempre estudei inglês sozinho, mas já passei por algumas escolas particulares que me ajudaram a desenvolver minha conversação, e dentro da sala de aula eu aplicava tudo aquilo que anotava individualmente e usava nos momentos de conversação em grupo. E progredi muito desde então. 

Quer aprender inglês sozinho? Tem dúvidas se é possível? Continue sua leitura e você verá que é possível e muito divertido. Alguns estudantes optam em estudar por conta própria por alguns motivos como:
  • O preço é alto para seu orçamento;

  • A escola não é localizada próxima de onde mora. E por este motivo, terá que gastar com o transporte até chegar lá;

  • O atendimento e os serviços oferecidos pela escola não são satisfatórios; 

  • Os horários da escola não são compatíveis com seu tempo livre. E as aulas VIP são consideradas com preço muito alto. Prefere determinar seu próprio tempo de estudo e lugar.


Com certeza existem outros motivos, porém esses já nos ajudam no desenrolar de nosso estudo. Então, aqui vamos nós! 

Aprendendo inglês sozinho 

Já há algum tempo que venho pesquisando e estudando através de materiais disponíveis na internet e em  livros que relatam este assunto de forma bem clara e objetiva. E estou muito feliz em ter este momento aqui para compartilhar com vocês, que acompanham o "Pensando Em Inglês", tudo que aprendi sobre como devemos aprender uma língua estrangeira, no nosso caso o inglês, por conta própria. Confesso que isso soa como muito trabalho a fazer pela frente, e você não está errado em pensar assim, mas vamos seguir adiante com este tema e você verá que existe um modo menos "desgastante" para aprender e se divertir ao mesmo tempo.

A quantidade de métodos que existem por aí, é muito grande. Já contei a vocês minha opinião sobre metodologia. Não existe por aí, uma forma milagrosa para falar inglês fluente de um dia para outro. No meu ponto de vista, tudo depende do seu objetivo. E é por este motivo que você poderá fazer a seguinte pergunta para si mesmo: " Onde quero chegar com o inglês?". Isto demostra que ORGANIZAÇÃO é uma chave importante para seu sucesso, quando você delimita os objetivos a serem alcançados. Esta ação ajudará na organização de seus estudos e a concluir as metas que você mesmo propôs, contudo, ainda temos outros dois pontos de grande valor para se dar bem quando estiver estudando inglês. 


Outro ponto importante que você precisa ter para seguir com êxito em seu planejamento é a MOTIVAÇÃO. Com a falta de motivação fica mais difícil de realizar certas tarefas. É ela que faz com que nós possamos nos esforçar ao máximo para alcançarmos o que desejamos. 


E por fim COMPROMISSO. Você já delimitou seus objetivos, está super empolgado para estudar, mas no decorrer do caminho não tem compromisso com os estudos. Lembra do que disse no post anterior? Você precisa mergulhar na atmosfera da língua alvo que pretende aprender. Isso implica que você deve estar em contato sempre com a mesma. É necessário dedicar-se alguns minutos por dia para estudar inglês e ao fazer cosias simples do dia a dia como por exemplo. lista de compras, lembretes, ouvir música, tente usar o inglês nessas situações. Por que não fazer a lista de compras em inglês? Eu mesmo parecia um louco falando inglês sozinho. Em todo lugar que eu estava, tentava traduzir frases e anotar algumas coisas no meu caderno em inglês que escutava na sala de aula. Era considerado como louco mas devo te dizer que é uma loucura que vale a pena, você não acha? (Risos) 


 Reflita sobre esses três pontos anteriores e siga as dicas logo abaixo para que o mais rápido possível você comece a aprender inglês sozinho. 



1. Planeje um ambiente de estudo! Invista em um espaço tranquilo, silencioso onde você possa se concentrar melhor enquanto estuda. Não permita que nada tire você do foco, ok. 

2. Observe os recursos didáticos que você tem. Esses recursos são do tipo: computador, caixinha de som, fone, microfone, celular, livros, apostilas, dicionários, tablet, notebook e etc. Você pode utilizar os que já possui ou poderá adquirir novos recursos que beneficiará o seu progresso nos estudos. 

( Em outro post abordarei como utilizar a tecnologia para aprender inglês.) 

3. Escute bastante áudios em inglês. Através de músicas de estilos que você gosta, filmes, Séries, e o que no momento a galera utiliza muito que são os "Podcasts"( Arquivos de áudio geralmente gravados em MP3, sendo prático para você carregar no seu celular por exemplo, onde abordam assuntos variados da atualidade.  

4. Não entre na onda do "decoreba". Não adianta decorar aquela listinha de verbos, ou preposições! A questão é que você deve observar o contexto ao qual as palavras e frases se encontram. E neste assunto sou suspeito em falar por que já passei por este problema logo no início quando tinha 14 anos de idade. Tentei decorar uma lista enorme porém, tive dificuldades na hora de se comunicar. Eu decorei a tradução mas não sabia utilizar as palavras e frases no momento exato. Por isso que hoje estou recomendando que não decore mas lembre-se de observar o contexto. 

( Este tópico faz parte de outro tema que veremos aqui no blog, como aprender inglês sem o decoreba!

5. Procure conteúdos em inglês relacionados com seu gosto. Nada melhor do que você mesmo para dizer o que realmente você gosta de ler, ouvir, fazer enfim, busque relacionar o inglês com coisas que você gosta. Eu mesmo gosto muito de ouvir e cantar músicas. Foi então que decidir ouvir músicas em inglês e ao mesmo tempo observar a letra da canção acompanhando a leitura. Resultado que hoje minha pronúncia avanço muito bem.

6. Nas Redes Sociais existem vários grupos, páginas e pessoas disponíveis para praticar inglês. Interagir com outros que estejam aprendendo, que já possuem um nível mais elevado ou que sejam nativos é algo muito bom e fantástico. Lembro que nos meus primeiros momentos escrevia utilizando muito o dicionário e o tradutor online e com o passar do tempo já nem mais consultava o dicionário com grande frequência, a conversa desenrolava facilmente.  Por isso é importante manter sempre a conversação somente em inglês, mesmo que nos primeiros momentos você ache estranho, mas depois logo se acostuma, não se preocupe.

7. Procure por aplicativos para seu celular que ajudam a aprender inglês. Hoje o uso do celular já viro uma febre não, é? Com grande facilidade onde quer que você esteja sempre tem pessoas conectadas no celular. Por que não utilizá-lo para aprender inglês? 



8. Descubra outros blogs e websites que assim como o "Pensando Em Inglês" também trazem outras dicas bastante úteis para improvisar o inglês.  Me sinto muito contente em também poder fazer parte deste time de pessoas que dedicam seu tempo para ajudar outras com dicas assim. Para criar o "Pensando Em Inglês" eu sempre acompanhei outros blogs que me incentivaram neste trabalho que vocês estão acompanhando. E não tenho palavras para descrever minha alegria. 

( Em breve divulgarei outros blogs e websites para aprender inglês, aguarde!

9. Crie um bloco de anotações ou um caderno para registrar o que você está aprendendo. Item importante para sua organização. Este caderno ou bloco pode conter também a resolução dos exercícios que você encontrou na internet ou em livros. Seja claro e objetivo com suas anotações. E lembre-se de reter aquilo que é importante para você. Não vai adiantar sair por aí anotando todas as frases que você escuta ou ver pela frente. 

10. Tenha DETERMINAÇÃO e CORAGEM! Não desanime! Não será da noite para o dia que você aprenderá uma língua. Até por que o conhecimento dela é algo constante devido sempre estar em mudança. A língua não é algo estático. Sempre teremos algo novo para aprender. Vá com calma e paciência que conforme o seu progresso você verá como é maravilhoso e gratificante estudar inglês. Creio que assim como eu você também se apaixonará por ele.(Risos) 

That's all, guys! 

Por hoje é isso pessoal! Retornarei o mais rápido possível para nossa 3ª parte de " Como aprender Inglês" com o tema " Usando a tecnologia a favor do aprendizado". 

See you next time ! 

By Teacher Rony Gleison 




   





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus elogios, dúvidas ou sugestões aqui via comentário. Sua participação é fundamental para o desenvolvimento do blog e do aprendizado de outros leitores. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...