sexta-feira, 16 de março de 2012

ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA


A importância que as estratégias de leitura possuem é enorme perante as tantas tentativas que os leitores, sujeitos a fazer uma interpretação de uma simples frase ou até mesmo de um texto em inglês, para obterem informações, na qual, estão a procura. É notório o grande número de textos em inglês no cotidiano mesmo não sendo o Brasil, um país onde o inglês é utilizado como Primeira Língua, porém o número de estrangeiros no país e a quantidade de brasileiros que vão à busca de melhorias em questões financeiras ou adquirir novos conhecimentos tem sido elevada.
A primeira indagação feita pelo leitor é o que fazer parar compreender todo o texto e chegar por fim na mensagem a qual o autor quer expressar. Neste caso existem as estratégias, formas ou maneiras que devemos traçar para assim iniciarmos a leitura. Porque o que está apresentado perante o leitor parece-lhe algo totalmente desconhecido nos primeiros instantes por se tratar de alguns vocábulos que não são de seu conhecimento. 
Segundo Tony Randall, em seu artigo “How you improve your vocabulary”, o inglês é uma língua com o maior vocabulário: mais de um milhão de palavras. Para falar, entretanto, um adulto normal precisa de apenas 30.000 a 60.000 delas. 
Uma das técnicas para construir uma prévia do que será lido é chamada de “Skimming” está palavra que é derivada do verbo “Skim” que possui um significado de “passar levemente sobre...”. Isto implica que a técnica é fazer uma leitura geral do texto observando figuras, tabelas, o título... E fazer um conjunto com as informações de mundo que o leitor já possui para se levantar pressupostos do que irá ser retratado que ao longo de outras leituras poderá confirmar as hipóteses selecionadas previamente.

Outra técnica também utilizada para compreensão textual em Língua Inglesa é o “Scanning” palavra derivada do verbo “Scan” que podemos traduzir como “examinar”. Logo, refere-se à técnica, a leitura específica do texto onde o leitor buscará informações precisas como número de páginas, nome do autor, datas... 
Dentro deste sentido é importante estar atento as palavras cognatas que se aproximam da Língua falada pelo leitor através da forma escrita ou sonora. O reconhecimento de tais palavras irá proporcionar uma sensação de alívio e de que nem tudo está perdido diante de tantas palavras desconhecidas já que reconhece essas que são parecidas com a de sua Língua materna.  
Em virtude dos aspectos observados, torna-se extremamente necessário a todos que estão sujeitos a deparar-se com textos em L.E podem-se adotar estas estratégias que são fundamentadas na perspectiva de auxiliar no bom desempenho de se alcançar uma boa leitura construtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus elogios, dúvidas ou sugestões aqui via comentário. Sua participação é fundamental para o desenvolvimento do blog e do aprendizado de outros leitores. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...