domingo, 16 de novembro de 2014

A LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENEM

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)  é constituído por uma prova realizada pelo Ministério da Educação com intuito de constatar o conhecimento de competências e habilidades dos estudantes que concluíram ou que estejam concluindo o Ensino Médio. E a cada vez mais as faculdades estão adotando este exame como forma de substituição do vestibular. 

 O Enem é realizado em dois dias de provas sendo que no primeiro dia, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder às questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia, serão 5 horas e 30 minutos para responder às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias( Corresponde as disciplinas de Português, Língua Estrangeira inglês ou espanhol, Artes e Educação Física), Matemática e suas Tecnologias e elaborar uma Redação.  No ato da inscrição o candidato pode optar por inglês ou espanhol. 

E como nosso assunto aqui é falar sobre o inglês, vejamos o que é analisado nas questões correspondentes á Língua Estrangeira. 
Primeiramente, neste quesito são reservadas 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de constatar a capacidade do candidato em compreender informações em textos escritos em inglês. E estes são dos mais variados tipos. Como bem descrito na Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias na competência de área 2 - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais ( H5, H6, H7,H8 ).

H5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema. 
H6 – Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas. 
H7 - Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social. 
H8 - Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística.
Esta área 2 foi incluída a partir de 2010. 

Agora que você já conheceu como é realizado o exame, e principalmente o que é exigido na disciplina de Língua Estrangeira, veja algumas dicas para conseguir uma boa nota em inglês.
  • Pratique a leitura de textos com assuntos variados em inglês. A leitura contribui muito para aprender novos vocábulos e estruturas mais complexas na língua estrangeira. 
  • Estude e pesquise sobre falsos cognatos. Palavras que podem causar confusão em sua interpretação enquanto tenta fazer a tradução. 
  • Aplique algumas técnicas como skimming e scaning para compreender a ideia, o tema do texto proposto.
  • Procure rever questões antigas e pesquise na internet por outras que ajudem a praticar a interpretação textual. 
Não desista em meio as dificuldades, pois não existe vitória sem batalhas. 
Keep up your good work! 
That's all, guys! 
by Teacher Ron Gleison 

Veja também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus elogios, dúvidas ou sugestões aqui via comentário. Sua participação é fundamental para o desenvolvimento do blog e do aprendizado de outros leitores. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...