sábado, 9 de agosto de 2014

O INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA II

        Já há um tempo atrás eu abordei este tema aqui para refletirmos sobre a situação que encontra-se o inglês na sala de aula na escola pública. Que na minha opinião, infelizmente a Educação ainda não se identifico com o mesmo, se assim posso descrever, acarretando meros planejamentos "sem eira nem beira", confusos e sem objetivos que possam contribuir com o progresso neste ramo. 

       Porém, no caso do Estado do Espírito Santo, acho muito oportuna a abertura de CEIs ( Centros Estaduais de Idiomas) visto que na sala de aula, devido o tempo, o espaço dentre outras coisas que impedem de ser realizadas efetivamente metodologias que visam atingir a amplitude das abordagens comunicativas em Língua Estrangeira, torna-se uma tarefa praticamente inalcançável a preparação para o mercado de trabalho juntamente com a formação adequada exigida para concorrer a bolsas em universidades fora do Brasil como também para intercâmbios em escolas de idiomas , já que tanto o mercado de trabalho quanto o sistema universitário internacional exigem uma certa fluência no idioma, exigindo ao candidato a realização de exames internacionais de proficiência em Língua Estrangeira que comprovam o nível exato, adequado para continuidade dos estudos em outro país ou para trabalhar em uma determinada empresa onde o domínio de um idioma é necessário. 

         E estes propósitos para beneficiar os estudantes das Escolas Públicas Estaduais estão muito bem descritos e traçados através dos CEIs( Centros Estaduais de Idiomas). Até o presado momento para mim esta sim seria uma ótima solução para oportunizar nossos alunos a conquistarem sucesso em sua carreira profissional e pessoal. Mas, havendo esta separação do ensino do inglês ou do espanhol na rede pública, como ficaria a situação na sala de aula, pois se compararmos a estrutura dos CEIs e das escolas, podemos constatar alguns aspectos antagônicos em relação ao número de alunos, o acesso as aulas, o espaço utilizado... 

        A palavra que resta para o inglês na sala de aula é: "interdisciplinaridade". A interdisciplinaridade vem do relacionamento entre os conteúdos de duas ou mais disciplinas para aprofundamento de um conhecimento. Sendo assim, no contexto escolar, integrada com as demais disciplinas como Artes, Português, Espanhol, História... o seu papel interdisciplinar se torna evidente. 

                  Cumprir com as exigências do mercado, tornar se apto a estudar em grandes universidades internacionais e ao mesmo tempo ser interdisciplinar com tantas disciplinas assim em meros cinquenta e cinco minutos, uma vez por semana é consideravelmente utópico. Enquanto profissionais especialistas  devemos repensar sobre nossas metodologias e objetivos que pretendemos alcançar em paralelo com a interdisciplinaridade na escola. E aos responsáveis pelos CEIs( Centros Estaduais de Idiomas) a continuarem no investimento e abertura de novos pólos de atendimento, pois existem muitos estudantes que anseiam ter acesso ao aprendizado de um novo idioma através deste sistema pois, o custo em escolas particulares de idiomas tem estado acima do alcance que poderia chegar sua renda. 
Think about it....

That's enough, guy!!! 

By Ron English Tutor 
            
        

Veja também:
Inglês na Escola Pública I
Link:http://pensandoemingles.blogspot.com.br/2014/05/o-ingles-na-escola-publica-i.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus elogios, dúvidas ou sugestões aqui via comentário. Sua participação é fundamental para o desenvolvimento do blog e do aprendizado de outros leitores. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...